Canal de Denúncias
Na Azulaico, regemo-nos por princípios de ética profissional que devem, em todas as circunstâncias e em todos os locais, inspirar os comportamentos dos seus colaboradores e todas as partes interessadas do negócio, mantendo um ambiente empresarial transparente bem como padrões de ética empresarial elevados.
O nosso serviço de Denúncia
Com a implementação deste Canal de Denúncia, pretende-se permitir o reporte, quer de colaboradores, parceiros, fornecedores e restantes partes interessadas para comunicarem, de forma independente e anónima ou não, quaisquer situações de infrações ou suspeitas fundamentadas que violem as regras sobre as quais assentam os princípios da ética empresarial (relacionadas com o cumprimento de legislação e normas, boas práticas de gestão, respeito pela legalidade, respeito pelas pessoas e luta contra a corrupção), garantindo a proteção dos dados pessoais do denunciante.
Tais situações poderão envolver temas como o branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo, corrupção, conflitos de interesse, fraude, assédio, discriminação, segurança da informação e privacidade, entre outros.
A empresa assegura que o autor da comunicação não é sujeito a qualquer represália ou discriminação, para o efeito, a decisão de denúncia deve ser tomada de forma consciente, ponderada e honesta, e pressupõe-se que seja feita de boa-fé.
Por outro lado, a utilização deliberada e sem fundamento do canal de denúncia pode constituir infração disciplinar, civil ou criminal.
Estão excluídas do âmbito deste Canal de Denúncia qualquer tipo de reclamações, existindo, para o efeito um canal próprio, dedicado a Reclamações, o qual pode ser acedido através da página institucional da Azulaico.
Disponibilizamos toda a informação que permite comunicar uma infração no âmbito da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, que estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações.
Para comunicar uma infração no âmbito do Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações pode usar um dos canais seguintes: